Blog, Site, Portal… qual a diferença?

Muitos confundem os termos Blog, Site e Portal e algumas pessoas aproveitam desta “confusão” para “enganar” os seus internautas. Sendo assim, resolvi criar este post aqui no Blog do XiS Club! para procurar mostrar as principais diferenças entre os três termos.

Primeiro vamos definir cada um deles de forma resumida sendo assim…

O que é um blog?

É um site cujo conteúdo é atualizado de forma rápida com a adição de artigos, ou posts. Estes são normalmente organizados de forma que os últimos apareçam primeiro. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. Uma característica marcante dos blogs é a sua página “kilométrica”.

Exemplos: Moxotó da GenteArcoverde de Todos etc.

 

O que é um site?

É um conjunto de páginas web, estas são organizadas a partir de um URL básico (www.xisclub.com por exemplo), onde fica a página principal. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia, onde temos a página inicial (home page) e várias subpáginas (seções) compondo todo o site.

Exemplos: XiS Club!, Colégio Cardeal Arcoverde, Prefeitura Municipal de Arcoverde, Prefeitura Municipal de Sertânia etc.

 

O que é um portal?

Um portal é um site na internet que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro e também fora do domínio do portal. Na sua estrutura mais comum, os portais constam de um motor de busca, um conjunto considerável de sites (canais) e blogs (colunas) com conteúdos próprios, uma área de notícias, um ou mais fóruns e outros serviços de geração de comunidades e um diretório, podendo incluir ainda outros tipos de conteúdos.

Exemplos: UOL, Globo.com, Terra, IG etc.

 

Bom, mas qual é a diferença entre os três? Simples:

  1. BLOG é um “diário” virtual onde o responsável preenche com suas atividades do dia a dia, com notícias e assuntos de seu interesse. Resumindo, é um site pessoal;
  2. SITE é um conjunto de páginas web normalmente utilizados por empresas e orgãos públicos ou particulars para a divulgação de suas atividades, estes possuem uma organização maior sobre o conteúdo e sua atualização não é tão frequente como nos blogs;
  3. Já o PORTAL é um site composto por vários outros sites e blogs que podem ser organizados na forma de canais. Resumindo, um portal serve como um ponto de partida para muitos sites e blogs.

 

Um dos primeiros portais de Arcoverde, focado em notícias e cultura, foi o éarretado lançado em 2000 e que ficou no ar até 2004, abaixo você pode conferir uma imagem da página inicial do mesmo, observe que o mesmo contava com vários canais e conteúdo diversificado focado no usuário…

Caso você tenha ficado curioso sobre como era o Portal de Arcoverde há 7 anos, acesse-o http://ea.xisclub.com.br neste endereço é mantido uma cópia do portal de 2004.

Hoje, em Arcovede, temos muitos sites e principalmente blogs, porém nenhum portal.

Bom, espero que tenha ficado mais claro a diferença entre Blog, Site e Portal, qualquer dúvida ou correção/sugestão podem deixar ai nos comentários.

2 Comments

Deixe uma resposta