Home > Drops > II Fórum Comunitário Selo Unicef Protagonizado Pela Juventude

II Fórum Comunitário Selo Unicef Protagonizado Pela Juventude

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, participou nesta quarta-feira, dia 08, do II Fórum Comunitário Selo Unicef, que foi realizado no Espaço Cultural da Aesa. A prefeita lembrou emocionada, que já foi Secretária de Assistência Social do município, em governos passados, e que sempre priorizou o cuidado e a atenção diferenciada para as necessidades dos menores. “Lembro-me das crianças que viviam no Lixão da Rua Alfredo de Souza Padilha. Tenho o orgulho de dizer, que fomos nós que retiramos esses meninos e meninas daquele lixão, demos novas perspectivas e possibilidades de sonharem. Fico feliz em ver que colhemos hoje, o que plantamos tempos atrás”.

Durante sua fala, Madalena firmou compromisso com a juventude, de estar ao lado dela, e trabalhar para que a cada dia estes jovens conquistem mais espaço, direitos e se tornem protagonistas de suas histórias. Em seu discurso, o coordenador da Plataforma do Selo Unicef no Semiárido, Robert Gees, falou da importância desta parceria firmada com a prefeita Madalena Britto, e de como os indicadores de crescimentos no município aumentarão com este olhar diferenciado que a prefeita tem para as crianças e adolescentes. “Arcoverde é modelo, aqui as crianças e adolescentes tem uma prefeita amiga, e isso nos anima e encoraja. Acreditamos nessa juventude, acreditamos em Arcoverde”.

Com o tema “Eu e meu Município crescendo juntos”, o Fórum contou com o protagonismo dos jovens que fazem parte do Núcleo de Participação e Desenvolvimentos dos Adolescentes – Nuca do Erema; do Serviço de Fortalecimento de Convivência e Vínculos; e alunos da Filarmônica José Belarmino Durante a Feira das Ações Estratégicas, tendo como finalidade central, compartilhar e apresentar os resultados das ações estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social à comunidade. Todos os avanços do Plano de Ação que foram atingidos após o 1º Fórum que foi realizado em 2014, foram apresentados em plenária, pela coordenadora de Políticas Públicas, e mediadora do Selo Unicef no município de Arcoverde, Edivani Gomes; e pela Gestora da Rede Municipal de Ensino, Ana Maria.

selo

A participação efetiva da juventude neste Fórum mostra que Arcoverde está no caminho certo, preparando as crianças e os jovens, para um futuro com muito mais oportunidades, e para que seja capazes de dar continuação a construção de uma cidade melhor; a prova disso são os jovens Ramom Ferreira e Samuel Felipe, alunos do Erema e participantes do Nuca, que foram dois dos protagonistas do evento, e mostraram, como é importante essa integração entre o poder público, escola e adolescentes.

“Para nós este é um momento único. Vivenciar tudo isto, fortalece a cada um de nós e cria um vínculo com a Prefeita, que abriu as portas para nós jovens em seu governo, se tornando amiga da juventude. Somos jovens ainda, mas percebemos que a Prefeita Madalena está cuidando das classes que antes foram esquecidas, que são: crianças, jovens, mulheres e idosos. Ela para nós é exemplo, e motivo de admiração. Queremos construir o futuro com ela”, frisa o jovem Ramon Ferreira.

Além do coordenador da Plataforma do Selo Unicef no Semiárido, Robert Gees, estiveram presentes a mediadora do Unicef, Gorete Gomes; o parceiro estratégico, Rafael Santos; e a representante do Fundo das Nações Unidas para a infância – EZ/ Recife, Conceição Cardoso; as vereadoras Luiza Margarida e Cleriane Medeiros; Luciana Brasil, da Vara da Infância e Juventude; o Sargento Anderson Iata, do 3º BPM; Renata Remígio, da VI Geres; a gestora do Erema, Ivaneide; secretários, coordenadores do governo municipal, diversos parceiros, e estudantes.

Texto: Mihh Valério
Fotos: Israel Leão

Deixe uma resposta