Home > Drops > Curso: Contos Para o Próximo Milênio com Ronaldo Bressane (SP)

Curso: Contos Para o Próximo Milênio com Ronaldo Bressane (SP)

Arte da Palavra: rede SESC de leituras

Pensando no desenvolvimento, na difusão das artes, no conhecimento e na formação dos agentes culturais, o Sesc lança o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um projeto desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com outros Regionais que promoverá no período de 18 a 22 de setembro o curso “Contos para o novo milênio: um laboratório de Ronaldo Bressane (SP)”.

O projeto Arte da Palavra, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

O que é o curso?

Este laboratório foca-se na produção, avaliaçãoe leitura crítica de ficções curtas. A oficina intensiva dura 6 aulas de 3 horas, em que são sugeridas cinco propostas de textos breves.

A teoria é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, tendo como contraponto criativo o livroFormas Breves, de Ricardo Piglia.

O formato da oficina prevê uma aula por semana, mas já houve adaptações para duas vezes por semana ou cinco dias em uma única semana. As aulas (exceto a primeira, expositiva) são divididas em duas seções: na primeira metade, leituras dos textos escritos sobre as propostas sugeridas na aula anterior; na segunda metade, teoria literária e leituras críticas.

É essencial a entrega de textos.

Público-alvo: escritores, jornalistas, roteiristas, artistas, redatores, estudantes de arte, literatura e comunicação, profissionais que buscam renovar sua escrita criativa.

 

Biografia do Escritor

Ronaldo Bressane (SP, 1970) estudou Comunicação na FAAP e Letras na USP. Passou por redações como Trip, seLecTe Alfa, e colabora em veículos como Estadão, Bravo!, Instituto Moreira Sallese Revista da Cultura. É autor de Mnemomáquina (romance, Demônio Negro), Sandiliche(infanto-juvenil, Cosac Naify), V.I.S.H.N.U. (quadrinhos, Companhia das Letras), Metafísica Prática (poesia, Oito e Meio) e organizador da antologia de contos Essa História Está Diferente (Cia das Letras), entre outros. Ministrou laboratórios de ficção e não-ficção no Espaço Cult, na Casa das Rosas, no MAM, no Centro Cultural B_arco, na Casa do Saber, na UNIL, e em variadas unidades do Sesc de todo o país. Apresenta o programa Fluxo de Consciência, da revista Pessoa(revistapessoa.com) e do estúdio Fluxo de jornalismo (fluxo.net), e coordena a comunicação do Centro Cultural São Paulo. Seu site é ronaldobressane.com.​