Arcoverde participa de Fórum de Gestores Municipais de Cultura em Caruaru

Arcoverde participou do Fórum de Gestores Municipais de Cultura, em Caruaru, na última terça-feira (06). Com o objetivo de discutir e propor uma carta de recomendações para o avanço das Políticas Públicas de Cultura, o evento contou com a presença de 50 dirigentes de 30 municípios e representantes da Secretaria de Cultura do estado e Ministério da Cultura.

Três grupos de trabalho foram formados, divididos em três pilares: estado, financiamento e gestão, que resultaram na Carta de Caruaru, documento que contém as demandas que serão enviadas aos órgãos envolvidos, além da Associação Municipalista de Pernambuco.

Considerada referência de gestão pública para a cultura, Arcoverde foi citada como modelo em distintos momentos. A Prefeita Raquel Lyra, que participou da primeira mesa de debates, fez menção a Prefeita Madalena Britto, que solicitou, durante assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, o pleito para que houvesse a garantia de percentual no FEM para cultura.

O assessor técnico da Representação Nordeste do Ministério da Cultura, Roberto Azoubel, destacou a atuação de Arcoverde, Camaragibe e Caruaru como principais destaques na implementação da política nacional de Cultura e cumprimento de metas e requisitos do sistema Nacional de Cultura – SNC).

Já a Gerente de Planejamento da Secretaria de Cultura do Estado, Fernanda Matos, falou da importância da institucionalização da política de cultura, assim como, dentro das principais ações do governo do estado citou o programa “Cine de Rua”, no qual, mais uma vez, Arcoverde foi registrada como protagonista, pela iniciativa de implantação do sistema digital e documentação do Cinema Rio Branco, e a inserção no GT Cine de rua, com participação de instituições do Brasil, Canadá e França.

Para o Diretor Executivo de Cultura de Arcoverde, Vinícius Carvalho, “foi um momento importante de articulação, de análise do patamar de evolução das políticas de cultura em Pernambuco e no Brasil. E sobretudo, construir consensos sobre o papel estratégico da cultura para o desenvolvimento humano e econômico nas cidades e apontar caminhos e soluções históricas.”, ressaltou, Carvalho que esteve acompanhado do Diretor Executivo Secretaria de Cultura e Comunicação, Gustavo Azevedo e o assessor técnico, Rodolfo Araújo.

A próxima reunião do Fórum foi marcada para o dia 07 de agosto, na cidade de Camaragibe.

Institucionalização

Arcoverde criou a Secretaria de Cultura e Comunicação em abril de 2017, reuniu mais de 500 cidadãos e cidadãs por segmentos culturais e artísticos e formulou a lei que criará o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. A Prefeita Madalena é incentivadora deste processo de institucionalização da política pública de cultura e o projeto está em vias de seguir para a Câmara Municipal.

Para saber mais sobre o conteúdo da carta acesse: https://drive.google.com/file/d/10uRkxoNZjP8lwAiWaXtrJD1aUMyxpNkn/view

Fotos: Divulgação/Janaína Pepeu

Via PMA.

Deixe seus comentários