Prefeitura nos Bairros retorna em Arcoverde com ações no Tamboril

A Prefeitura de Arcoverde retorna neste mês de agosto com as iniciativas desenvolvidas pelo Programa Prefeitura nos Bairros. Nesta edição, que se intensifica entre os dias 14 e 17, o conjunto de ações contemplará o bairro do Tamboril, envolvendo trabalhos das Secretarias Municipais de Administração, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Serviços Públicos, além das Coordenadorias da Mulher e da Juventude, Autarquia de Trânsito e Transportes – Arcotrans, e Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa.

Arte de Robson Lima

Os moradores terão atendimento odontológico gratuito, abrangendo escovação supervisionada e aplicação de flúor, assim como mostra de cinema, apresentações culturais, entre outras atividades envolvendo melhorias nas condições urbanas da comunidade. Serviços como capinação, retirada de metralhas, pinturas de meio-fio, podagem de árvores, reposição de calçamento e iluminação pública, já foram iniciados no referido bairro.

“Através do Prefeitura nos Bairros, estamos possibilitando que a gestão municipal possa ficar cada vez próxima das comunidades, atendendo demandas que consistem em beneficiar quem realmente necessita”
Madalena Britto

Para a prefeita Madalena Britto, o programa se trata de uma fundamental conquista do município, sendo direcionada tanto para o bem estar dos moradores, quanto para adequações públicas dos demais bairros que ainda serão contemplados. “Através do Prefeitura nos Bairros, estamos possibilitando que a gestão municipal possa ficar cada vez próxima das comunidades, atendendo demandas que consistem em beneficiar quem realmente necessita”, destacou a gestora municipal de Arcoverde.

Confira a agenda completa de ações no Tamboril:

– Serviços Públicos: Reposição de calçamento e iluminação pública, capinação e podagem de árvores.

– Arcotrans: pinturas de meio-fio, manutenção de lombadas, sinalização com reposição de placas de trânsito horizontais e verticais, além de plantio de mudas de árvores.

– Coordenadoria da Mulher:

Dia 14/08 – Visitação porta-a-porta e panfletagem sobre orientação dos direitos das mulheres

Dia 15/08 – Reunião de apresentação da Coordenadoria da Mulher com presidentes de associações

Dia 17/08 – Balcão de orientação e cadastro para mulheres do bairro

– Coordenadoria da Juventude:

Dia 15/08 – Reunião com presidentes de associações

Dia 16/08 – Mostra de Cinema para o bairro

Dia 17/08 – ID Jovem (Identidade Jovem) e apresentações culturais

– Ações de Saúde Bucal:

Dia 14/08 – Escola Municipal Gumercindo Cavalcanti, às 09h – Palestra, escovação supervisionada e aplicação de flúor, com a Dra. Anna Karla e estagiários da Universidade de Pernambuco – UPE.

Dia 15/08 – Escola Costa Leitão, às 09h – Palestra, escovação supervisionada e aplicação de flúor, com Dra. Kamily e estagiários da UPE.

– Atendimento odontológico na Unidade Móvel:

Local: Praça da Bíblia, a partir das 8h

Dia 14/08 – Dr. Antônio (12 fichas)

Dia 15/08 – Dra. Gleyciane (12 fichas)

Dia 16/08 – Dr. Antônio (12 fichas)

Dia 17/08 – Tenda de Escovação Supervisionada, a partir das 9h, na Praça da Bíblia

– Atenção Básica – Balcão de atendimento:

Glicemia em jejum, Sifilis HIV/AIDS, IMC- Indice de Massa Corporal (antrometria), Práticas integrativas – Auricoloterapia e Florais.

– Desenvolvimento Econômico: realização de uma pesquisa de campo para colher informações de quantos estabelecimentos existe no local como padarias, mercadinhos, bares e salões de cabeleireiros, para a posterior realização da Sala do Empreendedor. A ação contará com palestra sobre legalização das microempresas e aberturas de MEI, com início efetivamente na próxima segunda-feira, 13 de agosto.

– Assistência Social: realização de mapeamento das famílias de moradores da localidade com o objetivo de diagnosticar e minimizar a vulnerabilidade. Realização Centro de Referência de Assistência Social – Cras/ São Cristóvão e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.

Outras atividades:

Dia 15/08 – Oficina na Escola Municipal Gumercindo Cavalcanti, com os pais de alunos sobre o Programa Criança Feliz, nos turnos da manhã e tarde;

Dia 16/08 – Às 8h: Expedição de documentos – Polícia Científica, na Praça da Bíblia;

Sala do Empreendedor, às 19h, na Escola Municipal Gumercindo Cavalcanti;

Dia 17/08 – Balcão de atendimentos, às 14h, na Praça da Bíblia:

– Educação: Biblioteca Itinerante, Setores de Inspeção e Transporte Escolar para esclarecimentos aos pais ou responsáveis.

– Assistência Social: Atendimento sobre o Bolsa Família

– Secretaria de Administração: informações sobre licença prêmio, aposentadoria, férias, atestado médico e outros.

– Apresentação de grupos artísticos:

16h: Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, Boi do Gumercindo, Casa 60 Mais e apresentações de grupos da Casa das Juventudes.

Arte: Robson Lima