Espetáculo “Comédia Del’ Acre” em Arcoverde

A Tropa do Balacobaco está recebendo em Arcoverde a Cia Visse e Versa, Rio Branco/Acre, com o espetáculo “Comédia Del’ Acre”. A Cia Visse e Versa foi contemplada pelo projeto “Caravana teatral da Amazônia ao Nordeste de Juazeiro à Juazeiro” no prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

A apresentação acontecerá próxima sexta-feira, dia 20, às 17H na praça Winston Siqueira.

O Espetáculo

Comédia Del’ Acre é um espetáculo composto de uma colcha de retalhos de várias histórias, onde a narrativa se apresenta num conjunto de elementos físicos e farsescos no contexto apresentado pelos atores neutros sem a si atribuir um personagem principal. Assim, o espetáculo conta a história do teatro através dos tempos, que se inicia com um cortejo musico – teatral, saindo de um local para o outro, convidando e levando o público ao palco desta ação cênica.

Composto de ações físicas sustentadas pela musicalidade, o trabalho se desenrola a partir de Édipo Rei, tragédia grega, que se comunica com a lógica histórica do tempo das relações humanas, ao da comédia de Lisístrata em Greve do Sexo, trazendo em sua narrativa a violência contra a mulher. Neste ponto o espetáculo dá um salto histórico e passa para o drama de Romeu e Julieta que tem em sua linguagem o popular e uma ação cênica possível de se revelar pelo desafio da embolada, que leva Romeu e sua Julieta a um diálogo objetivo do nascimento do amor entre os dois até o declínio levado pelo ódio entre Capuletos e Montequios.

O Espetáculo segue com a farsa, se utilizando de máscaras para contextualizar o Teatro Moderno Brasileiro de Nelson Rodrigues em “Dorotéia”, que aborda de maneira cômica o feio como belo, onde o belo é pecado. O restante do espetáculo se pauta em trazer jogos dinâmicos, que se aceleram e desaceleram ao tratar da importância do homem como ser do espaço físico, tendo a terra como local para a vida e a morte, presentes nas peças teatrais “Morte e Vida Severina” e “Tributo a Chico Mendes.

O trabalho se utiliza da linguagem musical para fazer a costura entre as cenas e as várias histórias contadas. Explorando a linguagem própria do teatro de rua e da comédia, da farsa e da tragédia popular, a encenação busca criar um diálogo com moradores e transeuntes das comunidades que visita.

Serviço:

Espetáculo: Comédia Del’ Acre
Dramaturgia: A companhia
Direção e Produção: Lenine Alencar
Assistente de Direção: Claudia Toledo
Figurino: Claudia Toledo e Agatha Lima
Elenco: Kilrio Farias, Claudia Toledo, Sacha Alencar, Sarah Jayne, Luiz Carlos Menezes, Milla Christie, Sandra Buh, Mateus Filgueira, Agatha Lima, João Araújo.

Deixe seus comentários