Silvério Pessoa e encontro musical repente-rap-slam são destaques da programação da II Felis

O músico e compositor Silvério Pessoa é uma das principais atrações do segundo dia da II Feira Literária do Sertão (Felis), que acontece até o próximo domingo, na Praça Virgínia Guerra, em Arcoverde. Hoje (30), a partir 19h30, ele falará sobre o seu livro Religiosidade Popular: França e Pernambuco: Diálogos, Expressões e Conexões para alunos e professores da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Também nesta sexta-feira, o escritor paraibano Efigênio Moura lançará o livro Pedro Jeremias, uma Saga Cangaceira, o primeiro título de uma trilogia que tem como o tema o cangaço. O lançamento-palestra contará com a mediação do tambem escritor Ícaro Tenório.

Realizada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e pelo Grupo Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar), a Feira Literária do Sertão vem oferecendo oficinas literárias, espetáculos teatrais e musicais, lançamentos palestras, debates que convergem para a importância da leitura e valorização da cultura pernambucana em suas mais diversas expressões. Com a Felesinho, garante uma diversificada programação para a garotada. Ontem, primeiro dia de atividades da feira literária, Dedé Monteiro, patrimônio vivo de Pernambuco, e uma das mais expressivas vozes da literatura de cordel, participou da oficina de literatura de cordel para alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de escolas municipais de Arcoverde. “Contatos como esse nos mostram que a a literatura de cordel vai se perpetuando com a força poética que essas crianças revelam. A nossa cultura raiz precisa ser preservada e essas ações representam a resistêcia cultural”, destacou.

Na oficina de poesia de cordel ministrada Dulce Lima, professora, mestra em cultura popular de Pernambuco e uma das fundadoras da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA), as crianças mergulharam na história da poesia, aprenderam sobre ritmo, rima e métricas e ainda arriscaram algumas criações. “Todos podem escrever poesia. É como aprender a andar”, garantiu a mestra para a plateia atenta.

Na programação deste sábado, o sonoro encontro do repente, do rap e do slam, com a participação de Bell Puã, Nix La Marge, MC Laranjão e Markito Leite, é um dos destaques que promete surpreender o público. Todas as atividades da feira são gratuitas.

Veja abaixo a programação completa da feira.

30/11 (sexta-feira)

9h – Palestra “Literatura Infantil em Pauta”, com coordenadores de escolas

16h – Abertura

17h – Diálogo “Práticas para o Desenvolvimento da Leitura”, com Escola Técnica Estadual de Arcoverde , Sec. Educação Arcoverde,
Associação Comercial de Arcoverde (ACA), Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia (Sapecas)

18h30 – Declamação e música, com estudantes de Letras

19h30 – Dialogo Religiosidade Popular – Palestra de Silvério Pessoa com Professores Alunos da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa)

21h – Lançamento/ Palestra com o escritor Efigênio Moura e mediação de Ícaro Tenório

22h – Apresentação musical de Haidee e convidados

1º/12 (sábado)

16h – Abertura

16h30 – Diálogo “Mulher na Literatura, Silenciamento Histórico da representatividade”

17h30 – Diálogo “O Feminino em Nós”,

19h – Lançamento dos livros de Nuno Kemballi, George Silva, Manoel Modesto, Uraniano Mota

19h30 – Lançamento/ palestra sobre o livro Estranha Beleza de Gustavo Felicíssimo

20h – Encontro repente-rap-slam com Bell Puã, Nix La Marge, Mc Laranjão e Markinho Leite

21h30 – Apresentação de Josildo Sá

2/12 (domingo)

12h às 14h – Festival de Violeiros – Lidio Vaz e Antonio José, Maximino Bezerra e Rinaldo Aleixo, Damião Enézio e Cicero de Souza, Luis Ferreira e José Bartolomeu

16h – Abertura

16h30 – Lançamento George Silva

18h30 – Apresentação de Coco Raízes, Banda de Pífano, Chorinho Roda 4

20h – Encerramento

PROGRAMAÇÃO FELISINHO

30/11 (sexta-feira)

15h – Oficina Fabricando, com Grupo Riso da Terra

15h – Outras Palavras, com alunos da rede municipal de ensino

16h30 – Lançamento do livro A Passagem Secreta, de Susana Morais

17h30 – Tapete Voador – As Contadoras de histórias

1º/12 (sábado)

15h – Oficina Fabricando, com Grupo Riso da Terra

16h30 – Contação de Histórias com o escritor Alexandre Revoredo

17h30 – Jogos e Brincadeiras Populares

18h – Tempo de Flor, com Grupo Pé de Vento

2/12 (domingo)

9h – Oficina Fabricando, com Grupo Riso da Terra

9h – Oficina Samba de Coco, com Grupo Valete Sena

16h – A história do barquinho, com Grupo Muvuka de Teatro

18h30 – Cortejo Oficina Fabricando, com Grupo Riso da Terra

Deixe seus comentários