Recife se firma como um dos principais ecossistemas de tecnologia do país

Conhecida pelas praias, mangues e atrações turísticas, a capital de Pernambuco é muito mais do que natureza. Recife está se tornando um polo importante de inovação no Brasil.

O Porto Digital, por exemplo, é um parque tecnológico que tem diversas estratégias para estimular o empreendedorismo inovador da cidade. “Os casos de sucesso que a gente tem no empreendedorismo aqui, muitas delas foram mentoradas por empresários que já estão aqui dentro. Essa troca é fundamental para um projeto de empreendedorismo bem sucedido”, conta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

A iniciativa surgiu para evitar que a mão de obra formada em Recife fosse trabalhar em outros estados. Um exemplo é uma empresa que faz anúncios direcionados, usando a geolocalização e analisando o comportamento do consumido. Ela, que está no mercado há quase 5 anos, nasceu pequenininha, como startup. Hoje emprega quase 200 funcionários, 140 deles trabalham na capital pernambucana. A parte de tecnologia está em Recife, mas a parte comercial fica quase toda em São Paulo.

“O mercado local aqui em Recife foi muito bom pra gente conseguir se desenvolver do ponto de vista de produto e tecnologia, mas do ponto de vista de clientes e conseguir alcançar grandes mercados, a gente sabe que se a gente ficasse só aqui, estaria limitado”, afirma o CEO da empresa, André Ferraz.

O Porto Digital abriga mais de 300 empresas. São mais de 8,5 mil profissionais e 850 empreendedores. No espaço também funciona uma incubadora.

Rafael Braz é fundador de uma startup que ajuda estudantes a organizar a verba para a formatura. “Somos uma fintech, organizamos o processo financeiro das turmas que querem fazer formatura. A gente traz muita transparência pra esses alunos e muita segurança, que é o que eles precisam no mercado”, explica.

A empresa está incubada há nove meses. Já atendeu 15 turmas de formandos e mesmo com o pouco tempo, Rafael já aprova a experiência: “Gostaria que todas as empresas tivessem essa possiblidade de passar por esse processo de incubação, porque realmente é ressignificante, tanto por parte de estrutura como os empreendedores passarem a pensar de outro nível, outra forma”.

O Porto Digital fica no centro antigo de Recife e um dos objetivos, além de fomentar o empreendedorismo, foi revitalizar a região. O projeto tem 13 imóveis no centro histórico.

PORTO DIGITAL

Telefone: +55 81 3419 8014
E-mail: [email protected]
Av. Cais do Apolo, 222 – Bairro do Recife
Recife/PE – CEP 50030-230
www.portodigital.org

Via: PEGN.

Deixe seus comentários