AESA sediou o 14º Encontro Pedagógico para Professores da Rede Educacional

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 22 de julho, no Espaço Cultural da Aesa, o 14° Encontro Pedagógico para os(as) Professores(as) da Rede Educacional do município. A mesa de trabalho foi composta pela prefeita Madalena Britto; a secretária municipal de Educação e Esportes, Zulmira Cavalcanti; as coordenadoras de Educação Infantil até 2° Ano, Silvia Cristina Ferreira; Neidja Soares (do 3° ao 6° ano); Gláucia Gouveia (Educação Inclusiva); Rita de Cássia (Transporte Escolar); o representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Município de Arcoverde – Sintema, Damião Lucena; e o diretor da Escola Euclides da Cunha, Daniel Calado Brito.

AESA - XIV Encontro Pedagógico

Antes da abertura, houve apresentação do Grupo Som Severina, formado por alunos da Escola Severina de Souza Bradley, localizada no Povoado de Caraíbas. O encontro foi aberto por Stefanny Maria, aluna do 4° Ano Fundamental da Escola Euclides da Cunha e ganhadora da etapa municipal do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – Aspa. Em seguida, a plateia acompanhou o Hino Nacional, interpretado por Sílvia Regina, auxiliar de disciplina da Escola de Ensino Integral Jonas de Freitas Lima.

A palestra-magna foi proferida pelo psicólogo e coaching André Ayres, falando sobre o tema ‘Inteligência Emocional’. A ferramenta ajuda a entender e lidar melhor com as emoções, podendo ser desenvolvida desde cedo, por meio da educação na escola e no próprio seio familiar. O estímulo à Inteligência Emocional tem um papel importante na criação do indivíduo, encorajando os jovens a lidar com seus sentimentos de forma construtiva.

“Reconhecemos aqui o trabalho do todos profissionais da Educação que têm o compromisso fazer bem e melhor o ofício de educar. São muitas as conquistas, tais como o Projeto Viajando com a Leitura (da Biblioteca Municipal), que inclusive foi destaque no site da Confederação Nacional dos Municípios; o programa estadual Criança Alfabetizada; os ‘aulões’ gratuitos voltado aos alunos do Ensino Médio (incluindo aqui a aula inaugural com Dicas de Redação), para quem vai prestar Enem ou vestibulares tradicionais; as formações continuadas para professores atuam no ensino à alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA e os colegiados que fazem avaliações sistemáticas do dia a dia do trabalho do professor”, ressaltou a secretária de Educação e Esportes, Zulmira Cavalcanti.

Já a prefeita Madalena Britto ressaltou que não poderia faltar ao encontro com os professores. “Mesmo sendo hoje meu aniversário, fiz questão de cumprir minha agenda de trabalho, pois o compromisso com a Educação está acima de tudo”, destacou a gestora municipal, adiantando a expectativa de que Arcoverde saia na frente com resultados expressivos em relação ao Programa Criança Alfabetizada. “Hoje, podemos dizer que somos também um polo regional de Educação com centros universitários e Campus. Aliás, em janeiro de 2020 deveremos ter o 1° vestibular para o curso de Medicina na cidade”, avaliou Madalena.

As equipes de trabalho que estiveram reunidas até o início da tarde, durante a programação do Encontro Pedagógico, foram divididas e distribuídas por salas da Aesa, com professores e coordenadores do pré-escolar, creches, Educação Física, EJA e Educadores de Apoio.

Fotos: PMA/Divulgação

Deixe seus comentários