Programa Bora Pernambucar começou com seminário regional por Arcoverde

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, promoveu na manhã desta quinta-feira, 25 de julho, em Arcoverde, o seminário regional do Programa Bora Pernambucar – Turismo de Canto a Canto no Sertão do Moxotó. A iniciativa aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

Com apoio da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, além do Sesc, CDL e ACA, o seminário reuniu secretários municipais, vereadores, agentes e turismólogos, entre representantes da sociedade civil, debatendo propostas do programa e encaminhamentos que cada cidade pode fazer para alavancar o segmento do turismo no interior do Estado. “Precisamos dar um direcionamento concreto, buscando incentivar o turismo interno de Pernambuco e fazer com que os pernambucanos conheçam de fato as potencialidades turísticas de cada microrregião. Além do que precisamos ser mais criativos que os outros”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. De acordo com o secretário, para se ter uma ideia, 80% dos recifenses não conhecem as demais regiões do Estado e muitos dos que moram no Interior também desconhecem áreas ricas em turismo e cultura até em lugares próximos onde vivem.

A prefeita Madalena Britto, por sua vez, agradeceu o apoio do secretário e da Empetur na realização do São João 2019 da cidade. “Foi muito importante para Arcoverde a parceria com o Governo do Estado, Secretaria de Turismo e Lazer e ainda da Empetur. Aqui vai o nosso sincero agradecimento ao secretário Rodrigo Novaes e toda sua equipe. Sei que com sua competência e com o engajamento dos gestores municipais, vamos avançar no segmento turístico com o Bora Pernambucar, até porque todo município tem seu atrativo relevante, que precisa de fato ser mostrado”, ressaltou a prefeita.

O seminário teve ainda as apresentações do poeta limoeirense Toinho Mendes (que também é coordenador do museu Cais do Sertão), e do ator Adriano Cabral, integrante da Criativas Produções Artísticas.

Já o secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde, Albérico Pacheco, apresentou em vídeo as iniciativas que constituem o calendário anual de eventos de Arcoverde, como o Carnaval Folia de Bois, a Festa da Divina Misericórdia, festivais de samba de coco, a Feira Literária – Felis, Motofest e o Encontro de Carros Antigos, entre outros. Albérico ainda explanou para os participantes sobre o tema ‘O Turismo como Vetor de Desenvolvimento Local’.

As ações iniciais do Bora Pernambucar prevêm a instalação de letreiros (a exemplo de Porto de Galinhas, Natal e outros destinos) em cada cidade com potencial turístico constatado, sinalização urbana indicando os pontos históricos, folheteria trazendo os atrativos da cidade e região, instalação de 200 outdoors nas regiões, criação de um inventário colaborativo digital onde as informações serão armazenadas para imediata consulta dos turistas, obras estruturais a médio porte como melhoramentos das estradas, criação e revitalização de mirantes e facilitação ao acesso do Prodetur Mais Turismo e Prodetur Brasil.

Além de Arcoverde, o Bora Pernambucar vai percorrer todas as regiões de desenvolvimento do Estado buscando identificar os principais atrativos e também os entraves de cada localidade representada, entre os meses de julho e outubro deste ano. Representantes de Sertânia, Custódia, Betânia, Ibimirim, Inajá e Manari marcaram presença nesta primeira etapa do Bora Pernambucar.

Fotos: Israel Leão

Deixe seus comentários