Contra às arboviroses: Arcoverde sedia entrega regional de smartphones para agentes de endemias

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, a Gerência Regional de Saúde – VI Geres promoveu, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa, a entrega de smartphones com o aplicativo [email protected], para agentes de endemias dos 13 municípios que constituem a unidade. A ferramenta tecnológica, implementada pela Secretaria Estadual de Saúde, vai auxiliar no reforço contra às arboviroses em Pernambuco.

Compondo a mesa de lançamento, estiveram presentes a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto; a secretária municipal de Saúde, Andreia Britto; o diretor geral de controle de doenças e agravos da Secretaria Estadual de Saúde, George Dimech; a gerente estadual do Programa de Controle das Arboviroses, Claudenice Pontes; a gerente regional da VI Geres, Renata Remígio; e o coordenador de vigilância em saúde da VI Geres, Sergialyson Farias.

Abrindo as explanações, Andreia Britto saudou prefeitos, representantes municipais e agentes presentes, ressaltando que a entrega dos smartphones consiste em uma ferramenta fundamental na luta contra endemias.  “Agradeço ao Estado, por estar aqui em Arcoverde lançando este programa, que vai ser tão importante para o controle das arboviroses em todos os municípios da nossa região”, destacou a secretária municipal de Saúde.

Já a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, falou em nome do município sede da VI Geres, frisando a importância dos agentes atuarem nas comunidades de maneira efetiva. “São dois grupos que nós consideramos de grande importância para o nosso trabalho na saúde: os agentes de endemias e os agentes de saúde, aqueles que estão diariamente de porta em porta, olhando a situação dos nossos municípios. Então, eu fico muito feliz e agradeço à Secretaria Estadual de Saúde, por esta preocupação que está tendo, trazendo um equipamento que vai dar melhores condições para um trabalho mais eficiente dos nossos agentes”, afirmou a gestora do município.

Para a gestora regional da VI Geres, Renata Remígio, a entrega dos aparelhos favorece a eficácia dos agentes de endemias durante todo o ano. “Acredito que a ansiedade é a maior nota para que de fato o [email protected] comece a funcionar. A gente sabe que é uma ferramenta que vai ajudar e muito os agentes no dia a dia. Agora, mais do que nunca, esse aplicativo vem para mostrar em tempo real o trabalho dos agentes, com as ações desempenhadas no município”.   

Após as explanações dos demais integrantes da mesa, foi aberto um momento para que os agentes pudessem tirar dúvidas e verbalizarem pontos de vista sobre a nova ferramenta de trabalho. Ao final, a VI Geres exibiu um vídeo em homenagem à categoria de agentes, demonstrando a luta diária que os mesmos exercem na referida função, em suas cidades.

Fotos: Israel Leão

Deixe seus comentários