Projeto Aldeia Olho D’água dos Bredos traz diversas ações culturais em setembro, para Arcoverde

Entre os dias 13 e 21 de setembro, o Sesc Arcoverde, em parceira com a Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Arcoverde, promovem uma série de espetáculos, cortejos, rodas de debates, apresentações artísticas, entre outras atividades, através do Projeto Aldeia Olho D’água dos Bredos 2019.

Nesta 4° edição, a iniciativa estará homenageando Biu Neguinho – como é popularmente conhecido um dos mestres da tradição do samba de coco no município. O ‘Aldeia Olho D’água dos Bredos’ tem por objetivo ressaltar durante a sua programação, o fortalecimento da Educação Popular Libertadora, investindo em diálogos sobre o fazer artístico educacional, além de diversas ações que manifestam a cultura local.

Confira a programação:

Sexta-feira, 13 de setembro
Cortejo Abre Alas –
 Terá início às 16h, no Alto do Cruzeiro, promovendo a Ação ‘Sambada Muiraubi’, com apresentações culturais dos seis grupos de samba de coco de Arcoverde, seguindo em cortejo pelas ruas da cidade, fazendo paradas de cinco minutos nas seguintes localidades:
– Bar Verdes Arcos, onde o cortejo encontra-se com Maracatus e Similares (três grupos: Raízes do Sertão, Sertão Maracatu e Toque Mulher);
– Largo da Matriz, onde o cortejo encontrará Troças de Bois e Similares (cinco grupos: Boi Diamante, Cobra da Bixiga Lixa, Urso Pé de Lã, Urso Branco e Lá Ursa Tamboril);
– Secretaria de Cultura, onde encontro segue com Bandas de Pífano da cidade (três grupos: Santa Luzia, Pífanos da Terra e São Sebastião);
– Ginásio Áureo Bradley – Sesc Arcoverde, onde acontece o encerramento do cortejo, com Feirinha Típica (barracas com produtos do artesanato local: Riso da Terra, 3 Idade, gastronomia, refaça o carão – Espaço de maquiagem e retoques), intervenções artísticas (Sugestão Poetas, Performance ‘Sonium’ com Heide Hebert, apresentação do Coletivo de Sanfoneiros), Comida de Aldeia – para todos que se encontrem por lá.

Sábado, 14 de setembro
Atividades no Território da Associação Estação da Cultura:
1 – Feira Orgânica do Povo Xucuru, às 8h, na área externa da Estação;
2 – Tecendo Diálogos – Agroecologia e Bio feminismo, às 8h, no Espaço Circulador – Estação da Cultura;
3 – Espetáculo ‘Idioma das Árvores’ – Sesc Belo Jardim-PE, às 10h, na área externa da Estação da Cultura;
4 – Espetáculo ‘Donas da Casa’ – Coletivo Pantim – Triunfo-PE, às 16h, no Espaço da Palavra e no Lira Criações – Estação da Cultura;
5 – Espetáculo ‘Yabás da Xambá’ – Grupo Bongar – Recife-PE, às 20h, na Estação da Cultura.

Domingo, 15 de setembro
Atividades no Território do Samba de Coco Raízes de Arcoverde:
1 – Vivência Artística entre as crianças do Coco Erêmin (Arcoverde-PE) e Coco Pilão Bateu (Xambá-PE), às 9h na sede do Samba de Coco Raízes de Arcoverde;
2 – Tecendo Diálogos – Sustentabilidade, Tradição e Perpetuação, às 15h, na sede do Samba de Coco Raízes de Arcoverde;
3 – Apresentações artísticas dos espetáculos: Capoeira e Maculelê, Cocos Erêmin, Pilão Bateu e do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, com participação de Guitinho da Xambá.

Terça-feira, 17 de setembro
Atividades no Território do Samba de Coco das Irmãs Lopes
– Apresentações artísticas dos espetáculos Afoxé Ya Omi Ogunté e do Samba de Coco das Irmãs Lopes, às 21h, na frente do Museu Ivo Lopes.

Quarta-feira, 18 de setembro
Atividades na Feira de São Miguel

1 – ‘Xepa na Feira’, ação de coleta partilhada entre o Coletivo Cultural Riso da Terra e o Banco de Alimentos do Sesc Arcoverde, às 10h, na feira de São Miguel.
2 – ‘Aniversário do Mestre Ciço Gomes’, apresentações artísticas de Adiel Luna e do Samba de Coco Trupé de Arcoverde, às 22h, na sede do Coco Trupé de Arcoverde.

Entre várias ações que serão promovidas no Sesc Arcoverde, até o dia 21 do mês de setembro.

Foto: Divulgação  

Deixe seus comentários