Polícia Federal destrói 248 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Fonte: Polícia Federal.

Recife/PE – A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela PF, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no interior do estado.

A Operação Facheiro IV contou com um efetivo de mais de 40 policiais entre federais e militares. Os policiais trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais e contou com o apoio de duas aeronaves da PF, botes infláveis, além de uma ambulância do Exército com apoio dos Bombeiros para realização de pronto atendimento caso houvesse alguma emergência.

Na quarta fase da Operação Facheiro, conseguiu-se erradicar e destruir cerca de 248 mil pés de maconha, 123 plantios, 131 mil mudas da planta e apreensão de 90 kg de maconha pronta para o consumo. Os plantios foram localizados por meio de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco e na Região de Orocó/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE e Santa Maria da Boa Vista/PE, bem como em áreas de caatinga em Salgueiro/PE, Carnaubeira da Penha/PE, Serra Talhada/PE, Betânia/PE, Parnamirim/PE, Ibó/PE e Floresta/PE.

Foram realizadas três prisões de traficantes no dia 24/9. Um deles estava numa roça localizada no continente, em Orocó/PE, e outros dois, numa ilha do Rio São Francisco, no município de Belém de São Francisco/PE.

Com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência.

Facheiro é uma planta da família das cactáceas e chega a atingir até dez metros de altura com ramificação verde-escuro e bastantes espinhos, ocorrendo nas caatingas dos estados do nordeste.

Fotos: PFP/Divulgação.

Deixe seus comentários